Importância de medir regularmente a performance do Shopping

Escrito por Grupo Ease

O índice de vendas no varejo é um dos indicadores mais potentes na administração de um Shopping. A circulação de pessoas eleva a quantidade de oportunidade de vendas, mas, no final das contas, como controlar esse número de forma eficiente?

É fundamental que o gestor de um Shopping esteja sempre a par dessas métricas, pois eles impactam diretamente na receita. Ao compreender como está a taxa de vendas e o fluxo de público, a tomada de decisões estratégicas torna-se mais fácil para o gerente.

Um sistema especializado em acompanhar o fluxo de público versus o índice de vendas de um Shopping Center pode ser um dos maiores aliados nessa atividade profissional. Quer saber como? Continue acompanhando!

Desafios do varejo para medir a performance

Sabemos que medir regularmente a performance do Shopping é essencial para avaliar o crescimento do empreendimento e traçar novos objetivos. Essa análise permite realizar um raio-x do negócio para entender detalhes que podem passar despercebidos no dia a dia. No entanto, assim como todo negócio, há desafios. Quando falamos em performance de varejo, estamos nos referindo a vendas, que logo nos leva ao comportamento do consumidor, que pode ser o principal desafio. Os desejos de compra mudam o tempo todo, isso pode ter a ver com tendências, sazonalidades e o que está acontecendo no mundo naquele momento.  

Diante disso, as métricas do varejo exigem um compilado de informações para se chegar a um dado, como a análise das vendas físicas versus online. É preciso estar atento em como analisar essas informações de forma clara e objetiva. Nesses casos, é necessário contar com ferramentas que consiga integrar essas informações, de modo que facilite a conclusão.

Impactos de não medir a performance do Shopping regularmente

Até aqui falamos sobre como é importante medir a performance do Shopping, mas também é válido destacar os pontos do outro lado. Não realizar o acompanhamento adequado pode levar a prejuízos a longo prazo. A ausência da análise de dados faz com que não se tenha uma visão clara do andamento das ações e sua eficiência. Um exemplo disso é não acompanhar a área financeira, dessa forma fica mais difícil fazer projeções para os próximos meses e dificulta a tomada de decisões, pois não haverá uma base sólida para argumentos.

Principais indicadores de performance do Shopping

Anteriormente citamos um exemplo de como a ausência de um indicador pode prejudicar o Shopping, mas há vários indicadores que devem compor uma análise mais detalhada do empreendimento. É importante que todas as áreas sejam medidas, para que ao unir todos os dados, haja um relatório completo que possibilite uma visão macro e auxilie o gestor na tomada de decisões. Conheça alguns deles:

Fluxo de clientes

Medir o fluxo de clientes é importante para entender quantas pessoas o Shopping está atraindo. Diante desse dado, é possível chegar em outros como: quantos clientes estão convertendo em vendas, quais lojas eles têm preferência, quais dias o fluxo é mais intenso etc.

Obter esses dados gera oportunidades para alinhar melhor as estratégias e trabalhá-las de acordo com os objetivos estabelecidos. Deste modo, as chances de assertividade são maiores.

Vendas por metro quadrado

Essa métrica contribui diretamente para o planejamento estratégico e o crescimento do empreendimento. Avaliar a eficiência de cada loja possibilita otimizar o uso do espaço disponível. Esse indicador permite identificar quais áreas estão gerando maior retorno e quais podem precisar de ajustes, seja em termos de layout, mix de produtos ou estratégias de marketing. Além disso, ajuda na tomada de decisões para alocação de novos lojistas, ajustando o perfil das lojas ao fluxo de consumidores e maximizando o lucro.  

Taxa de ocupação

Este indicador é fundamental para medir a eficiência e a saúde financeira de um Shopping. Ele representa a porcentagem de lojas ocupadas em relação ao total de espaços disponíveis. Sabemos que um alto número de lojas vazias impacta em diversas áreas, como o financeiro e até a percepção do público sobre o mall, por isso, é importante realizar esse acompanhamento. Com um sistema que proporcione uma visão completa da ABL, é possível ter sempre à mão esse dado, possibilitando que ações efetivas sejam tomadas para entender o motivo da vacância e reverter esse quadro.

Ticket médio

Falamos anteriormente sobre como medir o fluxo de pessoas é importante para a performance do Shopping, e para ter análises ainda mais precisas, é importante ir cruzando esses dados. O Ticket médio é o quanto o cliente consome, em média, dentro do estabelecimento e isso ajuda a mensurar quantas pessoas vão ao Shopping para de fato realizar uma compra.  Para chegar a esse dado é calculado o valor de vendas dividido pelo número de visitantes. Isso ajuda o gestor a identificar quais ações podem ser tomadas em casos de um valor baixo.

Benefícios de monitorar a performance do Shopping

Medir regularmente a performance do Shopping fornece ao gestor inúmeros benefícios, desde um acompanhamento real do que acontece no mall até auxílio para tomadas de decisões assertivas. Durante este artigo você acompanhou os principais indicadores de performance, eles podem ser tomados como principais para iniciar uma análise, mas possa ser que o gestor sinta a necessidade de trazer outras informações, tudo depende do ponto que se quer chegar e da estrutura do empreendimento. Alguns benefícios de realizar esse monitoramento incluem:

Tomada de decisões mais assertivas

Ao tomar uma decisão baseada em dados é possível analisar o empreendimento de ponta a ponta, desde o financeiro até o estoque para entender de forma efetiva como está o seu desemprenho. Além disso, é possível ter indicadores que orientam para tomada de decisões inteligentes e eficientes.

Identificação de pontos fortes e áreas que precisam de melhorias

Medir a performance do Shopping auxilia na identificação de problemas e auxilia na resolução. Se um dado te mostra um alto gasto na compra de insumos, vale entender no detalhe, com o departamento, o que está acontecendo e elaborar estratégias para conter o excedente. Sem essa análise, não seria possível saber qual departamento estava com maior custo.

Como medir a performance de forma eficaz?

Ao decorrer deste artigo você acompanhou a importância de medir regularmente a performance do Shopping e quais os principais indicadores. No entanto, deve estar se perguntando com realizar essa análise para ter um acompanhamento eficiente e que faça diferença na rotina.

A tecnologia possibilita a cada dia uma melhor análise de dados por meio da inteligência artificial. No entanto, para ter um acompanhamento correto, vale contar com uma plataforma que seja específica para o seu negócio e que já tenha as regras estabelecidas, para que facilite o entendimento das informações. E quando falamos em sistemas para Shopping o E.net do Grupo EASE é uma solução completa que centraliza todas as áreas do mall por meio dos seus 15 módulos integrados, ou seja, é possível que os departamentos trabalhem em conjunto, otimizando os processos e facilitando a rotina. Além disso, ainda é possível ter relatórios em poucos minutos para uma análise completa.  

Para saber como o E.net pode te ajudar medir a performance do Shopping, acesse o site e agende uma demonstração gratuita.

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