A importância do marketing sensorial para o varejo: como usar os 5 Sentidos para aumentar suas vendas

Escrito por Grupo Ease

Você já passou por alguma loja e entrou só porque sentiu um cheiro bom vindo dela? Seja de um bolo recém-saído do forno ou de um perfume que você ainda não conhecia. No competitivo cenário do varejo, captar a atenção do consumidor vai muito além de uma boa promoção ou um produto de qualidade. O Marketing Sensorial para o varejo surge como uma estratégia poderosa, capaz de criar experiências memoráveis que envolvem todos os sentidos do cliente.  

Desde aromas que evocam emoções até músicas que influenciam o comportamento de compra, essa abordagem transforma a simples transação em uma vivência única. Descubra como o marketing sensorial pode criar experiências de compra memoráveis, aumentar as vendas e fidelizar clientes no varejo. Saiba como aplicar essas estratégias inovadoras em sua loja.

O que é Marketing Sensorial e como ele impacta o varejo?

Embora o conceito seja relativamente novo e remonte ao início dos anos 2000, ele ganhou espaço no mercado e, hoje, faz parte da maneira como muitas marcas se promovem. O principal objetivo do Marketing Sensorial é promover estímulos que atinjam o subconsciente do consumidor e gerem determinadas reações, que influenciam o comportamento da compra e geram uma necessidade ao consumidor.  

Para cada sentido (tato, olfato, paladar, visão e audição) existe uma maneira de atuação na estratégia. Eles podem ser desenvolvidos em conjunto trabalhando com todos os sentidos de maneira harmônica, ou separadamente, ao selecionar aqueles que fazem sentido dentro das possibilidades de um negócio.

Como os cinco sentidos atuam no marketing sensorial do varejo?

Os cinco sentidos desempenham papéis cruciais no marketing sensorial do varejo, influenciando a percepção e o comportamento do consumidor de maneiras distintas. Aqui está como cada sentido pode ser explorado:

Tato

A interação física com produtos, como tocar e experimentar itens, pode influenciar a decisão de compra. Oferecer materiais de qualidade e texturas agradáveis aumenta a confiança do consumidor no produto.

Olfato

O olfato tem o poder de decifrar mensagens químicas das quais depende a nossa própria sobrevivência, além disso, é graças ao olfato, um aliado do paladar, que sentimos a diferença de sabores.  

Com isso, o olfato torna-se um sentido poderoso no momento de construir a “personalidade da sua marca. Afinal, cheiros remetem a lembranças, e quando bem trabalhados são associados de forma mais ágil por parte do cliente.

Paladar

O paladar é o sentido que nos permite sentir os gostos. É por meio dele que sabemos que um sorvete é doce, um bife é salgado, que um limão é azedo e assim por diante. Em lojas de alimentos, o paladar é crucial. Amostras gratuitas ou degustações podem incentivar compras impulsivas e criar uma experiência positiva, aumentando a chance de retorno.

Visão

Um dos sentidos mais poderosos quando trabalhamos reconhecimento de marca. Quando lembramos do conceito de identidade visual, estamos justamente afirmando a necessidade de criar uma unidade para a marca. Assim, sempre que o cliente ver cores, fontes ou formas, se lembrará de você.  

Já pensando no ponto de venda, a vitrine, decoração e disposição dos móveis também faz com que diversas sensações de estímulo de compra sejam despertadas. A estética visual da loja, como a iluminação, as cores e o layout, pode atrair clientes e criar uma atmosfera específica. Exibições atraentes e vitrines bem planejadas capturam a atenção e podem incentivar a entrada na loja.

Audição

A audição é um sentido muito valioso que permite a nós captarmos as ondas sonoras e, consequentemente, ouvirmos tudo a nossa volta.

Você já deve ter entrado em uma loja de vestuário e se deparado com uma playlist que te envolveu no momento em que andava pela loja ou provava alguma peça.  Imagina comprar roupas em um local totalmente silencioso? Nada legal, não é?

Neste sentido, a humanização de espaços com som torna a experiência do consumidor mais agradável. Porém, é importante decidir sempre o que será tocado e ouvido, pensando no seu público e no estilo de vida que pretende encaixar a marca.

Benefícios do Marketing Sensorial no Varejo e por que sua loja deve adotar a estratégia

Como vimos, o Marketing Sensorial é um grande aliado as experiências de compra do consumidor. De forma geral, os principais benefícios em adotar a estratégias são:

  • Criar vínculos emocionais com o consumidor;  
  • Fidelizar e encantar clientes;
  • Desenvolver uma identidade única da marca;  
  • Estimular o desejo de compra natural, sem a necessidade de forçar o cliente;  
  • Explorar o produto além do óbvio.  

Sendo assim, ao estimular sensações de aconchego, bem-estar e positividade, a marca cria uma atmosfera favorável para o fechamento do negócio. E é nesse sentido que o Marketing Sensorial visa trabalhar, fazendo com que, um produto seja compreendido pelo próprio indivíduo sem que a marca precise dizer alguma coisa.  

Para aplicar a estratégia é preciso ter em mente que todo plano de ação se torna ainda melhor quando bem complementado. Portanto, capriche no seu, implemente e observe os resultados.  

Saiba mais sobre como implementar o Marketing Sensorial em sua loja com o Grupo EASE

O Grupo EASE é pioneiro quando o assunto é gestão de Shoppings Centers, proporcionando total controle dos espaços para locação. Além de realizar o mapeamento de toda a área, com o E.net é possível identificar quais lojas estão vendendo menos, possibilitando oferecer oportunidade de crescimento para os lojistas, como o marketing sensorial que abordamos ao decorrer deste artigo.

Ganhe tempo na sua rotina e tenha todas as informações em uma única plataforma, otimizando relatórios e eliminando de vez a necessidade de ter múltiplas planilhas abertas simultaneamente.  

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