Escrito por Grupo Ease
Quem lida com investimento e confiança no mercado não pode ignorar o conceito de compliance no Shopping Center. O assunto se tornou cada vez mais relevante na era da informação, pois as empresas que atuam em desacordo com as leis ou sem transparência encaram fortes pressões do público e do setor empresarial.
Quem quer se manter relevante no mercado precisa adotar os princípios de compliance na gestão empresarial. Para auxiliar na compreensão sobre como isso afeta o Shopping Center, acompanhe este artigo! Separamos as principais informações sobre o tema!
Compliance é um termo em inglês, mas muito difundido no Brasil. Ele vem do verbo “to comply”, que, traduzido, significa “estar alinhado, estar de acordo” com algo. O que o conceito indica é que uma empresa que está em compliance, está de acordo com as normas legais e internas.
Quem executa os negócios em desacordo com as leis, princípios éticos e até mesmo compromissos públicos assumidos encara sérios problemas. Isso inclui áreas como segurança, saúde, meio ambiente, direito do consumidor, questões trabalhistas e tributárias.
É fundamental que um Shopping Center esteja em compliance para garantir o cumprimento das leis e regulamentações, evitando riscos legais e financeiros. Estar em conformidade não apenas protege o Shopping de multas e ações judiciais, mas também fortalece sua reputação e confiança junto a lojistas, clientes e autoridades. Além disso, o compliance assegura a transparência nas operações, promove um ambiente seguro e ético, e contribui para a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Em um mercado competitivo, a adoção de práticas de compliance é um diferencial que demonstra compromisso com a legalidade e a responsabilidade social.
Criar um sistema de compliance no Shopping Center, como vimos, é muito importante. Para estruturar a implementação do compliance é preciso seguir alguns passos. Veja a seguir:
O primeiro passo para aperfeiçoar o compliance do Shopping Center é avaliar a situação atual da empresa. Qual é o contexto? Como está a pontualidade nos compromissos? Os pagamentos estão em ordem?
O gestor deve utilizar os relatórios gerenciais para definir quais são os pontos de melhoria. Caso eles não existam ou não possam ser gerados, o primeiro passo é justamente criar condições gerenciais para o acompanhamento, organizando os processos e usando ferramentas como um ERP para a inclusão e gestão das informações necessárias.
Identificados os problemas, é hora de criar um plano de ação! Com base nos relatórios, o gestor criará metas de correção de danos, bem como qual será o prazo para conclusão de cada etapa.
Para que o plano dê certo, é importante que seja abrangente, incluindo os diversos aspectos da gestão do Shopping Center. Além disso, é importante fixar metas realistas. Quem não tem nenhum controle dos contratos deve ter como meta a criação de um fluxo de acompanhamento, por exemplo.
É nessa hora que o gestor identificará as ferramentas necessárias para executar o plano, os custos envolvidos e também as possibilidades de economia. Quanto mais correta e organizada for a gestão, melhor para o negócio.
O plano de compliance do Shopping Center deve prever todos os riscos empresariais e formas de controle e mitigação de ocorrências. Além disso, é importante escolher um responsável pelo acompanhamento da execução do plano durante sua implementação, bem como revisão periódica das políticas internas instituídas.
Para que os relatórios façam sentido, é essencial que os lançamentos e informações sejam padronizados. Não é possível acompanhar e comparar informações sem um nível mínimo de padronização.
Pensando nisso, a criação de processos padronizados é um elemento muito relevante na política de compliance. Utilizar nomenclaturas padronizadas e um sistema que analisa inconsistências nos dados aprimora a qualidade dos relatórios gerados para os gestores.
Concluiu os projetos de implementação das políticas de compliance? Muito bem! No entanto, é essencial entender que o trabalho não acabou. Muito pelo contrário, o acompanhamento contínuo é o segredo para se manter em conformidade.
Por isso, criar mecanismos de controle e acompanhamento é de suma importância no processo. Adotar um sistema que automatiza a coleta de informações e cria relatórios atualizados em tempo real é uma ótima solução para um acompanhamento seguro e rápido.
Um sistema ERP específico para Shopping Center auxilia o empreendimento a organizar e padronizar suas informações. Além disso, com o fluxo administrativo inteligente, problemas ocasionados por falha humana são mitigados, assegurando maior conformidade com leis e normas internas.
Os benefícios se estendem em todos os setores da empresa:
Aplicar os princípios de compliance ao Shopping Center é muito importante para garantir o cumprimento das leis, a redução de riscos e aumentar a lucratividade do negócio.
Cada vez mais a transparência empresarial tem um papel estratégico, sendo uma demanda de todos os envolvidos no negócio. Por isso, se preocupar em organizar a gestão para que ela seja correta e transparente é um grande investimento para a empresa.
Um ERP que conta com funcionalidades específicas para o Shopping auxilia no processo, aumentando a eficácia dos acompanhamentos administrativos.
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