Escrito por Grupo Ease
Garantir uma boa experiência para lojistas e clientes é apenas um dos desafios de quem é responsável pela administração de um grande centro comercial. Nesse cenário, a terceirização de serviços em Shopping Center, em especial na parte operacional, pode ser uma boa alternativa para garantir a eficiência do empreendimento.
No entanto, é preciso estar atento a uma série de cuidados, para que essa terceirização seja, de fato, benéfica para todo o funcionamento do Shopping. Isso porque o público está cada vez mais exigente e, para garantir a satisfação de todos, é preciso estar atento à oferta de ótimos serviços.
Ao longo desta leitura traremos para você como escolher uma empresa terceirizada para Shopping Center. Acompanhe!
A terceirização em Shopping Center é comum em áreas como limpeza, segurança, manutenção hidráulica e elétrica, serviços de ar-condicionado e até estacionamento. Isso sem falar na área administrativa, que também pode ser terceirizada.
Com isso, é possível garantir um serviço de alta eficiência ao público, ao mesmo tempo em que você se mantém focado nas funções mais estratégicas, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento do negócio.
Para que essas ações sejam efetivas, é preciso estar atento a algumas questões antes de fazer a contratação de uma terceirizada, como verificar a credibilidade da empresa no mercado. Exploraremos mais esse assunto a seguir!
Escolher uma empresa terceirizada para prestar serviços em um Shopping Center é uma decisão estratégica que pode impactar diretamente a operação e a experiência do cliente. Com a crescente demanda por eficiência e qualidade, é essencial que a administração do Shopping adote um processo criterioso para selecionar parceiros confiáveis e especializados. A seguir, abordaremos os principais critérios e considerações que devem ser levados em conta na escolha de uma empresa terceirizada, garantindo que a parceria não só atenda às necessidades operacionais, mas também contribua para o sucesso do Shopping como um todo.
O primeiro passo é realizar um diagnóstico das áreas que podem ser terceirizadas. Avalie quais demandam mais tempo da gestão ou que não precisam necessariamente serem internalizadas, assim você já consegue ter uma visão do que pode ser terceirizado. Feito isso, pesquise empresas dos segmentos que deseja e pesquise sobre elas: são confiáveis? Prestam um bom serviço? Esses são pontos iniciais e fundamentais.
Geralmente, a terceirização de serviços em Shopping acaba por ser uma saída mais econômica, pois é responsabilidade da terceirizada arcar com custos trabalhistas, como férias, 13° salário, rescisões, entre outros.
No entanto, é importante fazer o levantamento de custos e investimentos, realizando um planejamento financeiro de quanto esse investimento representará no final do mês para o departamento financeiro.
Para te ajudar nessa etapa o E.net do Grupo EASE permite a realização do controle financeiro, prevendo gastos e realizando um planejamento orçamentário da empresa. Deste modo, é possível analisar se essa solução será positiva para a empresa.
Antes de contratar uma terceirizada, procure mais informações sobre a credibilidade dela no mercado. Verifique as avaliações em sites como o Google e Reclame Aqui. Caso tenha conhecidos no segmento, também vale perguntar se conhecem a marca e quais as referências.
O treinamento para empresas que prestam terceirização de serviços em Shopping é fundamental para garantir que haja qualidade e consistência. Funcionários bem treinados não apenas têm conhecimento sobre procedimentos específicos, mas também entendem a cultura e os valores da empresa, o que é essencial para proporcionar uma experiência positiva aos clientes. Um treinamento adequado reduz erros operacionais, aumenta a eficiência e melhora a comunicação entre a equipe terceirizada e a administração do Shopping
É preciso se certificar que a empresa terceirizada tem a documentação necessária para executar as funções. Isso se torna ainda mais importante no caso das empresas de segurança. Nesse caso, em especial, a terceirizada precisa de autorização da Polícia Federal para operar, e ainda:
Ainda é preciso estar em conformidade com a portaria n.º 3.233/12-DG/DPF e também com o sistema de Gestão Eletrônica de Segurança Privada — GESP.
É importante verificar o portfólio de serviços do prestador, a fim de conhecer mais sobre a empresa, suas soluções e clientes ativos. Com isso, você consegue ainda ter uma visão maior sobre as soluções oferecidas e pode colher informações para colocar em contrato.
Com uma visita à sede da prestadora de serviço, você poderá verificar a estrutura do prestador, conhecer melhor os funcionários e ter mais informações para decidir ou não pelo fechamento do contrato.
Quando você opta pela contratação de uma empresa terceirizada, além de poder se dedicar às funções mais estratégicas do empreendimento, você ainda garante que o serviço seja feito por profissionais capacitados. Isso eleva a satisfação do seu público, o que agrega mais valor para a marca, pois as pessoas terão uma boa experiência. Além disso, você não precisa se preocupar com os detalhes dessa gestão.
Como vimos ao longo desta leitura, a terceirização de serviços em Shopping Center é um importante recurso para conferir mais eficiência e qualidade às operações do empreendimento. Além disso, possibilita que você se dedique a questões mais estratégicas do negócio. Deste modo, pode garantir uma redução de custos efetiva, entre outros benefícios.
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