Taxa de transferência de Locação: quais valores a serem pagos pelo lojista?

27/3/2018

27/3/2018

Escrito por Grupo Ease

Uma das principais bases de um Shopping Center são os lojistas que escolhem levar seus negócios para o estabelecimento. Para que tudo se desenrole com harmonia e sem conflitos, é fundamental que os lojistas cumpram os contratos firmados por eles com o Shopping. Mas, quando um lojista decide sublocar o seu espaço, surgem muitas dúvidas sobre a taxa de transferência de locação.A transferência de locação é uma alternativa à rescisão completa do contrato — e, portanto, costuma ser mais interessante financeiramente para o lojista. Por outro lado, há uma inegável alteração no contrato, e esse é um dos motivos que ocasionam a cobrança da taxa.Quer ficar por dentro do assunto e certificar-se de que você não sairá prejudicado diante de uma transferência de locação? Então, continue a leitura e saiba mais!

O lojista pode sublocar seu espaço?

Pode! A Lei 8.245 de 1991, mais conhecida como Lei do Inquilinato, prevê que o locatário de um espaço em Shopping Center tem, sim, o direito de sublocar a loja que ocupa.Nesses casos, entende-se que o locatário original permanece sendo o responsável pelo espaço. Portanto, caso haja algum problema com o novo ocupante ou com os pagamentos do aluguel, por exemplo, o locatário que detém o contrato pode ter que responder por isso.

Quais são os deveres do locatário ao assinar o contrato?

Um dos principais deveres é o respeito às normas e orientações do Shopping Center, que é soberano em relação ao lojista. Essa é uma obrigação não apenas do locatário que assina o contrato, mas de todos os funcionários, fornecedores e demais profissionais envolvidos em cada uma das lojas.O contrato de locação também associa automaticamente o lojista à Associação dos Lojistas do Shopping Center, que cobra uma contribuição estipulada no estatuto do estabelecimento. Os valores vão para um fundo destinado a promoções e eventos, especialmente em datas comemorativas.Além disso, o locatário deve se submeter a quaisquer avaliações ou conferências por parte do Shopping em relação à sua contabilidade, estoque, inventário, registros de vendas e demais operações comerciais.

O que deve ser pago no caso de transferência da locação?

Como a transferência de locação é uma situação prevista por lei, não há multas ou outras penalidades a serem pagas pelo locatário. Afinal, como mencionamos na introdução, não se trata de uma quebra de contrato.O que deve ser pago é a taxa de transferência de locação, uma prática também embasada por regulamentações e que, portanto, é um direito do Shopping Center.Essa taxa, que está condicionada ao valor pago pelo aluguel, é uma forma de resguardar o estabelecimento, especialmente em caso de inadimplência do novo locatário. É preciso considerar, por exemplo, que ele não foi a pessoa com quem o Shopping Center fechou contrato e que, portanto, a transferência pode acarretar problemas imprevistos.Além disso, a transferência de locação envolve burocracia, tempo e, possivelmente, dinheiro, o que também justifica a cobrança da taxa.

A cobrança da taxa de transferência de locação é legal?

Sim, ela é perfeitamente legal, caracterizando-se como um direito do locador e um dever do locatário. Como explicamos no tópico anterior, a cobrança da taxa de transferência de locação está prevista na lei que regulamenta os processos de inquilinato no Brasil.Aliás, é importante destacar que não é apenas no Brasil que a taxa de transferência é cobrada quando há um caso de sublocação dentro de um Shopping Center. Em diversos outros países, inclusive nos Estados Unidos — que, em 2010, ultrapassou o número de 100 mil estabelecimentos desse tipo no país —, essa taxa também é uma rotina.Afinal, a sublocação, mesmo não caracterizando quebra de contrato, representa uma alteração considerável em relação ao que foi inicialmente acordado. Portanto, é fundamental resguardar o Shopping Center.Viu só? Assim como é direito do lojista sublocar o espaço que ocupa, também é direito do Shopping Center cobrar a taxa de transferência de locação. Agora, você já entende melhor como e por que isso acontece.Gostou de saber mais sobre a taxa de transferência de locação? Tem amigos e colegas que também poderiam fazer bom proveito dessas informações? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Se inscreva

Obrigado por se inscrever, logo você receberá as melhores notícias.
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Materiais recomendados

Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:

Te ajudamos a alcançar seus resultados

Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.

GRUPO EASE - 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS