Hoje não é preciso muito esforço para convencer um gestor sobre a importância de investir em um software ERP. A solução tecnológica de gestão integrada fornece eficiência, inteligência e visão para quem administra diversos aspectos inerentes ao seu negócio.Mas isso não significa que qualquer opção vai dar o retorno que você espera. Ainda mais em Shoppings, que têm particularidades de uma gestão abrangente e diversificada. O sistema precisa oferecer capacidades-chave para trazer ao seu trabalho o ganho que você espera.Portanto, nós reunimos todas as funcionalidades, ferramentas e características que não podem faltar no ERP que você vai implantar na administração do seu Shopping. Gostou da ideia? Então veja nossa lista!
Claro que precisamos começar pelo que rege a saúde de qualquer negócio e o que dá fôlego para a empresa sobreviver, crescer e se consolidar no mercado: a gestão do dinheiro.Uma particularidade de um Shopping é ter uma gama muito maior de origem e destino para o fluxo de caixa e o capital que você gerencia. Nesse caso, ter um bom controle integrado da parte financeira e contábil se torna uma vantagem competitiva.E se há automação nesse controle dentro do software ERP, você ganha mais confiabilidade em valores e ainda consegue simplificar o seu trabalho — tanto na coleta quanto na análise de indicadores. Isso dá muito mais tempo para você focar em decisões estratégicas.
Uma extensão da gestão contábil, contar com um módulo de contas a pagar no seu sistema vai automatizar o fluxo de caixa, otimizar o gerenciamento de pagamentos em diversas fontes e facilitar a distribuição de responsabilidades em uma rotina eficiente.Isso ajuda a dar sinergia para departamentos tão diferentes dentro de um Shopping e melhorar a forma como você lida com fornecedores, bancos, parceiros etc.Somando controle contábil, financeiro e de contas a pagar, a empresa ganha ainda muita previsibilidade para ganhos e gastos. Essa é a oportunidade perfeita para aprimorar o planejamento orçamentário e não ter sustos pelo caminho.
Se existe uma particularidade no sucesso de um Shopping Center é a relação entre administração e lojistas. Com esse tipo de controle em um ERP, você ganha mais visão sobre lucratividade, retorno do espaço locado, Custo Total de Ocupação, gestão de tenant mix, dentre muitos outros benefícios fundamentais no setor.A ideia é não só gerenciar contratos com eficiência e dentro da legalidade, mas utilizar essas informações como estratégias de negócio. Esses dados vão apontar quais locatários têm um melhor desempenho e aproveitar um conhecimento sobre o ciclo de renegociação para planejar mudanças positivas de acordo com demandas do público.
Falando em mais características muito relevantes e específicas de Shoppings, podemos citar também o controle de suprimentos e do estoques.Como o setor tem empreendimentos de médio e grande porte, a manutenção, limpeza e fornecimento de material precisam ser tratados como parte de um organismo em que várias peças diferentes precisam se encaixar de forma complementar.Isso vai desde uma organização na aquisição de materiais (saber a hora certa de comprar, a melhor cotação e acompanhar o pedido) até a gestão do estoque e seu uso no dia a dia.Assim, o Shopping garante não só economia com fornecedores como o bom uso dos itens disponíveis — uma questão de otimização, mas também de responsabilidade ambiental. Se o ERP realiza esse controle de uma ponta a outra, seu trabalho fica bem mais fácil.
Seguindo essa linha, o Shopping Center precisa gerenciar também um grande volume e uma grande variedade de bens e ativos — equipamentos, maquinário, móveis, estrutura, dentre muitos outros exemplos.Um módulo de controle patrimonial é uma funcionalidade que permite auxílio na aquisição, mapeamento e monitoramento desses bens, tudo de forma mais automatizada e livre das planilhas.Essa característica, inclusive, é bem rara em softwares ERP, que costumam utilizar ferramentas não específicas improvisadas para a gestão de patrimônio. Mas um Shopping bem administrado exige a função nativa, por isso é um ponto importante na sua pesquisa pela melhor solução.
Dentro desse item queremos citar todas as ferramentas e funcionalidades que precisam estar presentes no ERP para auxílio jurídico, fiscal e de documentos relacionados a esse controle.Aqui é muito importante investir em integração, já que o monitoramento de situação legal e a preparação de declarações obrigatórias exige a coleta e comparação de dados de diversas fontes.Outro fator a levar em conta é que o sistema seja constantemente atualizado com as exigências do governo para analisar e segmentar informações de acordo com o que deve ser declarado.E para registro histórico e documental da administração do Shopping (para acompanhamento do negócio e cumprimento de leis), é fundamental que o ERP conte com automação e estruturação no armazenamento e proteção desses registros.
Tudo o que citamos até aqui precisa fazer parte de um software ERP que impulsiona de verdade a administração de um Shopping Center. Mas do que adianta ter todas essas funcionalidades se é difícil ou confuso utilizá-las?Por isso, nossa última dica é ter atenção à interface do sistema e à facilidade com que você consegue ler, analisar e lidar com informações de negócio.Um dashboard que centralize dados importantes em poucas telas é uma grande ajuda para sua rotina. Se esse sistema estiver baseado em cloud computing e puder ser acessado remotamente, você inclui ainda mais flexibilidade e integração entre os departamentos sob seu comando.Resumindo todos esses itens em um apanhado geral: o que não pode faltar em um software ERP para Shopping Center é integração de dados, inteligência de negócio e automação de processos que simplifiquem a gestão e o controle em todos seus aspectos — com acessibilidade e eficiência na sua utilização.E sabe qual solução no mercado consegue unir tudo isso em um sistema de gestão especializado em Shoppings? Isso mesmo, a solução do Grupo Ease! Entre no nosso site e conheça todas as funcionalidades do Ease Controller.net.
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