Seja pela própria demanda do mercado, seja por sua vontade em aproveitar oportunidades com a transformação digital para destacar a empresa, você já deve estar implementando tecnologia para uso de dados como inteligência de negócio.É o seu caso? Pois fique sabendo que, apesar de grande vantagem estratégica, o uso de informações do Shopping e seus clientes necessitam de segurança online para garantir sucesso sem arriscar a confiabilidade na marca e a tranquilidade dos colaboradores.Quer entender melhor sobre isso e proteger o sistema da sua empresa? Então acompanhe este artigo com atenção!
Primeiro, podemos contextualizar um pouco a relação entre uso de dados, sua proteção e o sucesso de empresas do futuro. Você já parou para pensar em como informações coletadas estão se tornando importantes para a sua tomada de decisões?Esse é um fenômeno global e irreversível. Com a possibilidade de coletar e processar volumes de dados muito maiores do que era possível há uma década, empresas estão se aproveitando de ferramentas e sistemas para terem uma visão melhor de sua operação, seus clientes e o mercado a sua volta.Isso é especialmente relevante quando falamos de um Shopping Center. Pense em quantos aspectos diferentes da sua administração interagem e criam um mecanismo integrado. Conhecer os números significa entender melhor como o negócio vem funcionando, prever mudanças no futuro e identificar causas e consequências para problemas de operação.
E se esses dados estão ganhando tanto valor para você, eles também estão valorizando para criminosos virtuais. Por isso, a segurança online hoje vem recebendo a atenção de gestores que precisam proteger informações com três objetivos principais:
E se essas razões já existiam para investir em segurança, o cenário mudou com a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, que entra em vigor este ano.Agora, a transparência e a proteção de informações se torna não só uma estratégia de negócio, mas uma obrigação legal. Por isso, é hora de entender como garantir esse tipo de controle sem despender recursos e pessoal.
Segurança online é um assunto muito importante mas que, na verdade, não exige tanta complexidade em sua gestão. É uma questão de investir certo em tecnologia e trabalhar a conscientização da empresa como um todo. Confira as principais dicas!
Hoje a segurança online passa muito pela eficiência, estruturação e robustez de seus sistemas corporativos: ERP, e-mail, servidores, cloud computing etc.Ou seja, a preocupação com seus dados vem desde a aquisição de produtos e serviços que serão utilizados na produtividade. Funcionalidades e módulos específicos para proteção e dados nesses casos vão facilitar o controle de sua utilização — principalmente em empresas grandes e com vários departamentos, como Shopping Centers.
Você se assustaria com quantos dados pelo mundo são comprometidos por senhas fracas, como “123456” ou “admin”. A exigência de senhas fortes (preferencialmente nativa no sistema) já elimina grande parte do problema.Mas hoje ter uma boa senha não é suficiente. Você pode investir também em processos de autenticação em múltiplas etapas, utilizando a confirmação por e-mail, um aplicativo ou o número do celular etc. Assim, mesmo que o criminoso consiga a senha, ele não tem acesso ao banco de dados.
Criar permissões diferenciadas dentro do ERP também é uma ideia para facilitar o controle de segurança online. Quando esses dados estão na nuvem, você pode limitar o acesso aos mais sensíveis (confidenciais da empresa, pessoais e bancários do cliente) apenas para pessoas que precisam utilizá-los.Dessa forma, você limita o acesso às informações de mais valor e identifica um ataque com mais celeridade — podendo impedir ou conter um vazamento.
Outra questão importante quando o sistema pode ser acessado pela web é ter criptografia na conexão entre o dispositivo do usuário e o servidor contratado pela empresa. A criptografia impede que qualquer pessoa no caminho entre essas duas pontas consiga ler as informações, mesmo que as roube.
E se dados forem comprometidos? No caso de roubo, sequestro ou inutilização de informações, a primeira medida é recuperá-los para manter o Shopping funcionando. É aí que entra a necessidade de backups.Backups do sistema precisam ser estruturados e constantes para acompanhar o dinamismo do negócio. Portanto, não dá para gastar o tempo da TI fazendo isso manualmente. Sistemas capazes de automatizar o processo vão facilitar a gestão e a proteção da empresa.
Por mais que você invista em sistemas e ferramentas, os dados de um negócio estão tão seguros quanto o preparo de quem os visualiza e edita.Pense na pluralidade de uma gestão de Shopping Center. São vários departamentos trocando informações, acessando o sistema e analisando dados. Uma brecha aberta verificando números bancários no setor de vendas pode colocar o setor financeiro em risco.Para garantir que todos eles trabalhem com tranquilidade, produtividade e harmonia, é preciso contar com a participação de todos. Comunicação interna e treinamentos voltados para boas práticas de segurança online vão fortalecer a empresa e até dar um senso de unidade para todos os colaboradores.
Como falamos ao longo de todas as dicas, investir em tecnologia é um passo que permite todos os outros. Quando você tem um sistema de qualidade, com ferramentas especializadas e uma boa infraestrutura por trás, proteger dados se torna simples e você pode mirar o futuro com mais foco.E se a segurança online é tão importante, contar com uma solução preocupada com isso é fundamental para possibilitar todas as outras práticas que citamos.Por que você não conhece nossas soluções para Shopping Center? Entre agora no site e saiba mais sobre nossas soluções!
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