O reconhecimento facial é um recurso utilizado para identificar pessoas em locais de trânsito frequente. Ele pode ser implementado por meio de softwares disponíveis até no Google Play, como o Photo Tagger. Em Shoppings Centers, câmeras equipadas com essa tecnologia podem ser integradas a sistemas ERP, tornando a tarefa de identificar pessoas muito mais fácil.Assim sendo, é preciso considerar as características desse recurso, tendo em vista suas vantagens não apenas em termos de segurança, mas para as vendas. Vamos ver então quais são?
O tráfego de pessoas em Shoppings Centers é sempre muito elevado, especialmente em finais de semana e feriados. Considerando que em grandes cidades o número de assaltos tem aumentado, tornam-se necessários dispositivos de segurança que facilitem a identificação de potenciais criminosos.Dessa forma, é possível não só facilitar o trabalho da polícia em ações de captura, como inibir a ação de delinquentes. Ganham lojistas, que passam a contar com um ambiente menos exposto, e, claro, ganha o público, que tem a sua segurança preservada.
Quem está à frente da gestão de um Shopping Center sabe como é importante se apoiar em dados para tomar decisões. Dentre esses dados estão aqueles relacionados à quantidade de pessoas que acessam as dependências, fundamental para atrair investidores e novos lojistas.Pois um sistema de reconhecimento facial, desde que integrado ao seu software de gestão, ajuda nessa tarefa. Ele pode, por estimativa, calcular quantas pessoas frequentam o estabelecimento, fornecendo um panorama confiável sobre esse importante indicador.
A tecnologia de reconhecimento já evoluiu o bastante para ser considerada praticamente à prova de erro. Graças a recursos como câmeras equipadas com infravermelho e 3D. Junte a essas tecnologias outras como Machine Learning e IoT e o resultado é o aumento na segurança em todos os níveis.
Embora a identificação por rosto seja mais empregada para fins de proteção e segurança, ela também é útil para ajudar nas vendas. É o caso, por exemplo, dos provadores inteligentes, nos quais câmeras integradas a softwares reconhecem o cliente em seu interior.A partir disso, uma série de interações podem ser realizadas, como ajuste automático da iluminação ou ao permitir que vendedor e cliente se comuniquem a distância. Outra incrível possibilidade é uma espécie de “consultoria de moda”, na qual uma inteligência artificial dá sugestões de look para compor com as peças que estão sendo experimentadas.Além disso, pode-se reconhecer aquelas que são abandonadas nos provadores, as que são levadas e, assim, saber o que tem mais saída. É ou não é uma grande ideia?Contudo, para utilizar o reconhecimento facial da melhor forma, é preciso estar por dentro das tendências tecnológicas, aplicando-as no Shopping para usufruir dos seus benefícios. Dessa forma, lojistas e gestores vão muito mais longe nos negócios!Então, o conteúdo foi útil? Compartilhe em suas redes sociais e mostre seu conhecimento!
Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:
Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.