No dia a dia das empresas é comum encontrar situações de falta de mão de obra qualificada. Essa é uma situação vista em praticamente todas as áreas existentes no mercado de trabalho, e não é diferente nos setores administrativos de Shopping Centers.Várias são as medidas tomadas para amenizar esse contexto — como a contratação de estagiários, aprendizes ou pessoas recém-formadas. Mas será que isso é suficiente?Para ajudá-lo a ultrapassar essa barreira, neste post, vamos mostrar quais desafios são encontrados e como podem ser superados! Vamos lá?
Esse é um obstáculo que se faz presente há muito tempo, especialmente em serviços que exigem estratégia. A afirmação é confirmada pela pesquisa The Hays Global Skills Index 2013, divulgada pela Exame, que aponta o Brasil como um dos países que mais tem dificuldade de encontrar trabalhadores qualificados. Os motivos são as regulações governamentais, os custos elevados cobrados das empresas e a incapacidade de o sistema educacional atender às demandas organizacionais.Outra pesquisa, do Fórum Econômico Mundial, publicada pelo Sebrae, mostrou que o país está na 78ª colocação quando o assunto é mão de obra. Participaram do levantamento 124 países. O que essa situação gera? Baixa produtividade e aumento da rotatividade de colaboradores. Dessa maneira, é imprescindível focar em estratégias para enfrentar esses desafios.
Essa é uma tarefa complexa, visto que criar e manter uma equipe realmente competente são as partes mais difíceis do processo. No entanto, existem várias sugestões que ajudam a buscar o colaborador certo para o cargo disponível. Veja as ideias a seguir:
Essa atitude é acertada. Uma pessoa com experiência em outra empresa do mesmo segmento tende a apresentar resultados melhores e trazer novas oportunidades para sua organização. Porém, tenha em mente que será necessário oferecer um salário mais alto para atrair o colaborador.
A ideia, aqui, é fazer o processo de recrutamento e seleção normal, que exige anúncios em empresas especializadas e redes sociais, dispensa de tempo para entrevistar candidatos, análise de currículos, entre outros.A vantagem é poder selecionar pessoas em locais especializados — como entidades que formam mão de obra, escolas técnicas, universidades, Senac, Senai etc. A chance de esses indivíduos terem um desempenho acima do esperado é bastante alto.
Os colaboradores de outros setores podem ser realocados. Muitas vezes, eles podem não ter uma desenvoltura satisfatória em uma determinada função, ou podem evoluir ao ponto de ascender.Em qualquer um dos casos, vale a pena observar o perfil do indivíduo para ver se ele pode se ajustar a um cargo administrativo. Pode ser que ele não traga resultados interessantes no comercial, mas seja altamente organizado para o financeiro, por exemplo.
Além dessas questões, é imprescindível apostar no treinamento e na qualificação dos colaboradores. Um funcionário qualificado é mais ágil para executar tarefas, contribui para multiplicar conhecimentos e encontrar soluções para problemas diários. Portanto, vale a pena investir, visto que o retorno sobre o investimento (ROI) é alto.
Também vale a pena incentivar o estudo e adotar soluções tecnológicas que ajudam a facilitar as atividades. Um software ERP, por exemplo, faz com que o fluxo do sistema colabore para a qualificação da mão de obra. Afinal, todos os dados do negócio estão dispostos em um só lugar e podem ser facilmente acessados.Com isso é mais fácil demonstrar resultados e agilizar os processos, ao mesmo tempo que as atividades financeiras, operacionais, fiscais, contábeis e gerenciais são simplificadas e integradas.E você, entendeu por que há desafios para encontrar mão de obra qualificada e como solucionar esse problema? Aproveite para ver outras dicas relevantes para o seu shopping center assinando a nossa newsletter!
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