Você tem um controle realmente acertado do quanto entra e sai de dinheiro da empresa, de que fontes e para quais destinos? Você se assustaria com a quantidade de gestores que pensam ter uma boa visão financeira até perceberem os erros que cometem no fluxo de caixa.Neste post queremos ajudá-lo a não cair nessa armadilha. Veja por que esse controle é tão importante, quais os erros mais comuns para não cometê-los e como a tecnologia pode ser sua aliada. Vamos lá?
A ideia do fluxo de caixa em uma empresa é ter uma forma padronizada, estruturada e com metodologia definida para registro e armazenamento de qualquer movimento financeiro, seja entrada ou saída de dinheiro.Ou seja, ele é o principal controle para você entender o que gasta diariamente e com o quê, além do que você ganha e como.Unindo as duas coisas, o fluxo de caixa é uma balança que aponta o equilíbrio e a viabilidade do negócio. É dessa visão de negócio que você consegue criar estratégias voltadas para o crescimento.
Então, se o fluxo de caixa é tão importante, isso significa que o menor erro pode atrapalhar a sua gestão financeira. Vamos listar 5 erros no fluxo de caixa que são comuns no mercado e, por isso, você precisa ter atenção. Confira!
Não é raro ver gestores acumulando dias, até semanas de movimentos para registrar em seu fluxo. O resultado é um documento pouco confiável e desatualizado — um problema em mercados atuais.Tenha uma rotina com periodicidade fixa de atualização do fluxo, de preferência diariamente ou até em tempo real com o apoio de ferramentas tecnológicas, como o Módulo CP do ERP Ease Controller.net do Grupo Ease, por exemplo.
Isso acontece muito com quem ainda insiste no registro manual: pela pressa da rotina ou pela entrada no fluxo ser uma tarefa repetitiva, quem é responsável por esse controle deixa de lado alguns cuidados de conferência de dados e, com isso, pode acabar se equivocando diversas vezes no processo.Não deixe que isso se torne uma dor de cabeça lá na frente. Aposte em padrões, metodologias e automação para não ver as contas não baterem no fim do mês.
Para negócios do futuro, dados são fundamentais. Mas, para usá-los, você precisa ter uma noção exata do que é o quê.Categorias genéricas não lhe dizem nada no futuro. Para relatórios relevantes de verdade, que gerem estratégias importantes, quanto mais informações sobre aqueles valores melhor.
Não conte com os ovos dentro da galinha — esse é um ditado muito bom para gerenciamento financeiro porque muitos gestores caem na armadilha de se planejarem contando com lançamentos futuros que ainda não estão na conta.O fluxo de caixa é para o que já foi gasto e o que já foi recebido. Qualquer informação especulativa pode induzi-lo a erros em novas estratégias.
Esse é um dos erros mais comuns e mais prejudiciais para qualquer empresa. Nós entendemos que quem empreende pensa em fazer isso para melhorar de vida, mas é preciso ficar de olho no longo prazo.Uma empresa sadia tem seu controle próprio. O ganho de seu dono e seus diretores deve estar incluído nisso como um custo. Pegar dinheiro sem esse tipo de cuidado pode bagunçar seu fluxo de caixa e roer por dentro o negócio que você criou com tanto trabalho.
Todos os erros que citamos têm um ponto em comum: eles podem ser corrigidos muito mais fácil se você investe em ferramentas tecnológicas.Principalmente quando investimos em sistemas automatizados de gestão empresarial, damos confiabilidade e integração ao controle de dados. Com atenção para esses erros no fluxo de caixa e um bom ERP, como o Ease Controller.net, para ajudá-lo, você está um passo mais perto do sucesso e crescimento da sua empresa.Quer saber mais por que apostar em um ERP? Este artigo vai te convencer de vez a largar as planilhas!
Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:
Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.