As lojas-âncoras são um dos principais atrativos em um Shopping Center e uma ótima alternativa para diversificar seu marketplace, por isso é muito importante contar com este tipo de loja dentro de seu Tenant Mix.Porém, problemas enfrentados pela economia do país, dificultaram a exploração das clássicas lojas-âncoras - relacionadas principalmente às grandes lojas de departamentos e hipermercados.Por conta desse cenário, muitos shoppings têm apostado em meios alternativos de ancoragem, se reinventando e oferecendo oportunidade a novos players. Toda esta mudança estabeleceu novos critérios que definem uma loja como âncora dentro dos empreendimentos brasileiros.Neste post, vamos falar um pouco mais sobre essa nova realidade. Confira!
É claro que as lojas-âncoras clássicas ainda têm a sua importância para o empreendimento, mas é preciso buscar adequar-se a essa realidade e compor um Mix do qual as novas âncoras façam parte.Uma âncora não é mais definida somente pelo seu tamanho físico, potencial de atração de consumidores e faturamento. Os novos tipos de âncoras agregaram com características próprias, tornando-se os grandes responsáveis pela mudança de conceito no termo loja-âncora. Mudando os padrões e estabelecendo novos critérios que passaram a ser indispensáveis na concepção dos Shoppings:
Além disso, as novas âncoras ocupam um espaço menor que as âncoras clássicas e, principalmente, tem apresentado importante índice de fluxo de pessoas e superação em faturamento nos centros comerciais.
Entre os principais modelos de novas lojas-âncora, podemos destacar os exemplos a seguir.
Megalojas fazem parte de grandes redes de setores específicos, como, brinquedos, vestuário, livraria, eletrônicos, artigos esportivos, entre outros.Elas são consideradas o sucesso de ancoragem devido a maior qualidade de seus produtos, melhor atendimento e alta capacidade de atrair consumidores mais elitizados. Mesmo sendo normalmente menores em ABL (Área Bruta Locável) que as tradicionais lojas-âncoras, podem garantir um volume de venda tão bom quanto as maiores empresas do empreendimento.
Outro segmento que está se tornando o queridinho dos Shoppings, é o da gastronomia. Os restaurantes da moda, espaços gourmet e casual dining tem se apresentado como ótima oportunidade de ancoragem para os Shoppings. Por conta do sucesso entre os consumidores, estes estabelecimentos agregam grande diversidade do público, geração de fluxo e alta fidelização de clientes.O interesse em firmar parcerias com esses empreendimentos de gastronomia tem gerado boas negociações com a entrega de espaços de destaque dentro do Shopping, além de descontos para garantir a presença dos restaurantes.
Diversos Shopping Centers já se deram conta do poder de atração de grandes eventos e estão investindo na criação de espaços especializados para a sua realização.Parques temáticos de operação temporária e áreas para a realização de eventos diversos também funcionam como lojas-âncoras, permitindo não apenas a chamada do público, como também diversificação dos clientes e permanência. Estes espaços têm atraído famílias em busca de uma experiência completa e diferenciada de cinco a seis horas de duração, que inclui compras, alimentação e lazer.As lojas-âncoras são fundamentais para desenvolver o Shopping Center e trazer cada vez mais consumidores para circular no ambiente e consumir produtos e serviços, levando ao aumento da receita e melhora dos resultados.Ainda não acabou. Preparamos um post incrível para você entender como melhorar a sua gestão do Tenant Mix! Leia agora!
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