O mercado de Shopping Centers no Brasil, além de muito lucrativo e variado, com diversas possibilidades e oportunidades, é um setor que se renova a cada ano. O seu papel como gestor, portanto, é atualizar-se sempre para acompanhar as novidades.Por isso, é hora de saber o que está por vir no ano de 2019. Veja os números gerais de inaugurações de Shoppings e as tendências que estão puxando o setor. Acompanhe!
Quando acompanhamos as inaugurações de Shoppings mais notáveis previstas para 2019, podemos perceber que já é previsto um crescimento em relação aos números de 2017 e 2018.Já são 15 empreendimentos programados, totalizando uma ABL total de 382,9 mil metros quadrados. O valor é superior ao ano passado e mais de 100.000 m² a mais quando comparado ao ano retrasado.Ou seja, o mercado está em crescimento, o que significa mais desafios e oportunidades para quem trabalha no setor. Por um lado, você precisa ficar de olho em tendências que mantenham o Shopping competitivo; por outro, o crescimento do público permite a criação de novas estratégias e nichos para impulsionar a empresa.
Vamos então falar mais sobre esse mercado. Até 2017, quando houve uma última pesquisa destacada pela Abrasce, a grande maioria dos novos empreendimentos no setor estão sendo inaugurados no interior e em regiões metropolitanas.Essa forte expansão para longe das capitais não parou desde então e a descentralização dos novos Shoppings é uma tendência que continua quando analisamos os números para 2019.As 15 inaugurações de Shoppings previstas para este ano estão distribuídas em território nacional desta forma:
Desses, apenas 05 serão inaugurados em capitais, o que demonstra essa forte expansão do setor para áreas menos populosas.Isso se dá pelas novas oportunidades criadas por Shoppings de nichos, com operações menores e, principalmente, a inclusão de tecnologia na gestão, que permite baratear custos e simplificar uma administração efetiva em qualquer lugar do país.
Como falamos, acompanhar as tendências e aproveitar novidades promissoras no seu Shopping Center é uma forma incrível de se manter relevante e atrativo para o seu público, mesmo com concorrência nova no mercado. Veja quais são as oportunidades para o ano:
O termo Geofencing é utilizado para definir técnicas e ferramentas capazes de acompanhar o trânsito de pessoas dentro de um Shopping por meio de GPS e redes conectadas para analisar e adequar estratégias baseadas na circulação dos consumidores.É um tipo de tecnologia que está sendo incluída em novos empreendimentos para reformular fluxos e atender melhor os clientes. Ir atrás dessa solução pode ser uma boa para manter o seu Shopping competitivo.
Existe uma tendência aparente nos últimos anos de dar mais valor às praças de alimentação para aumentar o tempo de permanência de clientes dentro dos Shoppings.Os fast-foods não vão acabar, é claro, mas cada vez mais o consumidor busca experiências gastronômicas de maior valor, e o Shopping pode ser o lugar ideal para trazer esse modelo de slow-food.
Essa é uma das tendências que surge de uma adaptação do setor ao mercado — no caso, o crescimento acelerado das compras virtuais. Com pessoas buscando a internet para fazerem suas compras, uma forma do Shopping atraí-las é oferecer lojas que possuem opções de retirada.O cliente compra online, mas, para economizar o frete, vai até o empreendimento retirar a mercadoria. É a oportunidade perfeita para oferecer novos produtos e experiências. Já que ele está ali, pode passar na praça de alimentação, visitar outras lojas, assistir a um filme.Mesmo com o crescimento das vendas virtuais, as inaugurações de Shoppings demonstram que esse desafio pode se tornar uma oportunidade. É só ficar de olho nas tendências e adaptar o seu negócio para não ficar para trás.E aí, curtiu o artigo? Então siga o Grupo Ease nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Linkedin.
Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:
Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.