Como implementar um e-commerce no Shopping Center?

Escrito por Grupo Ease

O e-commerce para shoppings centers refere-se à integração de plataformas digitais que permitem aos centros comerciais expandirem suas operações além do ambiente físico. Essa estratégia combina a experiência de compras online com a variedade de lojas presentes no shopping, proporcionando aos consumidores a conveniência de adquirir produtos pela internet, enquanto ainda aproveitam serviços como retirada na loja ou entrega em casa.

Com o crescimento das compras online, os Shopping Centers estão adotando o e-commerce como uma maneira de atrair novos clientes, aumentar as vendas e oferecer uma experiência de compra mais completa e conectada.

De acordo com a Neotrust, o e-commerce brasileiro atingiu R$ 161 bilhões em 2021, um aumento de 26,9% em relação a 2020, confirmando o potencial para shoppings investirem nesse modelo. (Fonte de dados de inteligência sobre o e-commerce brasileiro).  

Saiba como implementar um e-commerce em seu Shopping Center e oferecer uma experiência de compra diferenciada com dicas práticas de plataformas, marketing, logística e mais.

Por que fazer o caminho contrário?

É muito comum encontrar casos de lojas físicas que migraram para o online e você deve estar se perguntando se realmente vale a pena fazer o caminho contrário. Muitas pessoas preferem realizar suas compras online e recebê-las no conforto de casa. No entanto, dependendo do produto e da necessidade, retirar em um ponto físico pode ser uma solução prática e eficiente. Nem sempre há tempo suficiente para esperar por um produto e a opção "Clique e Retire" pode ser a saída. Deste modo, há uma oportunidade para que Shoppings Center explore esse caminho com um e-commerce próprio.

Veja como organizar essa operação:

Estruture seu e-commerce com as lojas do Shopping Center

Sabemos que dentro dos Shoppings existem diversas lojas com o mesmo seguimento. Portanto é importante, por meio de assembleia com seus lojistas, expor o seu plano de negócio e definir quais são as pessoas que vão aderir.

Estruture o seu plano operacional

Sabemos que para gerir um e-commerce, é preciso que o operacional planeje e estruture seus movimentos no dia a dia. Receber uma alta demanda de pedidos exige cuidado e atenção no faturamento, embalagem e despacho dos pedidos. Contudo, é essencial que, produtos comprados pelos consumidores cheguem em perfeito estado, para que não haja problemas trocas ou reembolso.  

Planejamento de Marketing e Vendas

É muito importante divulgar esse novo modelo de compra aos consumidores do Shopping. Definir as estratégias de divulgação de lojas dentro da plataforma, garantem mais vendas aos lojistas e maior faturamento.

Escolha uma plataforma de E-commerce

No momento de começar a montar um e-commerce você irá se deparar com duas opções: escolher um desenvolvedor de sites para criar o seu e-commerce do zero ou, então, escolher uma plataforma na qual você mesmo monta sua loja virtual.  A primeira opção, inicialmente, pode até parecer mais flexível do ponto de vista de customização e identidade visual. Porém, o alto valor cobrado por esse tipo de serviço e o tempo de entrega do projeto pode acabar não compensando.  Já com o apoio de uma plataforma de e-commerce, todo esse processo é facilitado e muitas oferecem planos gratuitos por um determinado período. Além disso, não há necessidade de nenhum conhecimento técnico para colocar a loja no ar e começar a vender, isso porque, a partir de muitas opções de layout, personalização de frete, pagamento e checkout você consegue estruturar toda a loja sozinho.  

Precifique os itens da loja corretamente  

Com a loja estruturada, chegou o momento de você cadastrar os seus produtos. Neste momento, é muito importante que você se lembre que o preço cobrado por cada mercadoria precisa não só cobrir os custos do negócio, mas também gerar lucratividade para o lojista. Tudo isso sem deixar de ser justo com o seu consumidor final.  Por isso, nesse momento é necessário aplicar uma estratégia bem planejada, levando em consideração todos os custos operacionais, despesas variáveis e a margem de lucro que deseja obter.  

Cadastre e descreva o seu catálogo de produtos

Boas fotos e uma boa descrição do produto, rendem uma compra satisfeita para o consumidor. Isso porque, no momento da aquisição é muito importante que as informações sobre o produto sejam relevantes, para que não haja frustação no final.  Com relação às fotos, é importante que o Shopping disponibilize uma equipe de fotografia para fotografar os produtos que serão expostos na loja virtual, ou que os lojistas forneçam fotos com uma boa qualidade para cadastro.  

Já para a descrições, é importante incluir todas as informações relevantes do produto, como tamanho, dimensões, cores, texturas, materiais, e demais informações que impactem diretamente na decisão de compra do cliente.  

Configure opções de pagamento  

Aliado a precificação, é importante configurar as opções de pagamento do cliente, já que nesse momento você irá se deparar com um outro sistema que fará a transação de dados do cliente com as instituições financeiras. Em muitos casos, existe uma pequena taxa para esse tipo de serviço, por isso, é importante que essa despesa esteja aliada com a precificação do produto.  

Estruture sua logística e opções de frete

Assim como as opções de pagamento, é importante ofertar opções de entrega aos clientes.  Atualmente as opções como Correios e Transportadoras são as mais  utilizadas. Outras opções como Moto Frete também facilita e otimiza o custo desse processo, para regiões mais próximas do empreendimento.  

Seja qual for a modalidade de envio escolhida pelo cliente, lembre-se de deixar claro quais são os valores envolvidos na logística e os prazos de entrega. Isso transmite transparência à sua loja e evita que experiências de compra se tornem frustrante.  

Invista no atendimento ao cliente  

Um dos principais recursos de um e-commerce é o atendimento ao cliente. Considerado como lei do e-commerce, o suporte ao consumidor garante a segurança de que, caso algo dê errado, o cliente terá suporte por parte da empresa.  

Além disso, o suporte traz consigo benefícios como a possibilidade de realização de um pós-venda e a fidelização do cliente.  

Alguns canais de atendimento que você pode oferecer:

- E-mail;

- Telefone;

- Chat online;

- Redes sociais;  

- WhatsApp;  

Utilize um sistema ERP  

A utilização de um sistema de gestão que integra todas as informações financeiras e logística, permite que o administrador tenha total controle sobre essas movimentações.

Com o E.net do Grupo EASE, é possível que o gestor do Shopping fature as vendas virtuais e monitore o total vendido por cada lojista. Facilitando a fiscalização da Declaração de Vendas no empreendimento.  

Se sente preparado para implementar um e-commerce no seu Shopping e duplicar a venda de seus lojistas?  

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e que você termine essa leitura pronto para implementar uma loja virtual no seu empreendimento.  

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