Calendário Promocional: Como usar para vender mais?

13/5/2018

13/5/2018

Escrito por Grupo Ease

Em uma época de crescimento contínuo das compras online, o que leva tantas pessoas a continuarem frequentando Shoppings? Além do conforto, da variedade de lojas, do entretenimento e das áreas de convivência, as promoções e ações especiais também são atrativos. Logo, é importante compreender o calendário promocional.As datas sazonais e comemorativas representam um potencial enorme de vender mais, atrair e fidelizar o público. Então, saber trabalhá-las para conquistar os consumidores é uma estratégia muito benéfica e lucrativa para o Shopping Center.O calendário promocional consiste em organizar ano a ano os períodos comemorativos que serão celebrados por meio de promoções e ações. Assim, ao lado dos lojistas, a gestão poderá preparar-se com antecedência e afinco e garantir campanhas memoráveis e bem-sucedidas.

Mas como tirar o calendário promocional do papel e garantir excelentes resultados?

Continue a leitura e descubra como encantar seu público e vender mais nas datas comemorativas!

Entenda o público-alvo e o tempo limite das ações

Na hora de trabalhar o calendário promocional, a antecipação é uma de suas maiores aliadas. Além de envolver o consumidor, ela também permite um tempo amplo, em que as vendas do Shopping Center podem crescer. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não estender excessivamente o período e, assim, acabar "cansando" o público-alvo.O planejamento ainda permite que o Shopping e as lojas preparem seus estoques em tempo para o aumento de fluxo de consumidores, assim como os itens necessários para as campanhas e a decoração do espaço.Também é fundamental entender quem é o público-alvo de cada data comemorativa. Para marcar esses dias especiais, o que costuma acontecer é que alguém compra presentes para outra pessoa. O seu alvo, portanto, é o comprador. No Dia das Crianças, por exemplo, o foco das ações promocionais deve estar nos adultos — pais e demais familiares —, que farão as compras para os pequenos.Sendo assim, além de entender quem é o público-alvo da ação, é fundamental compreender também quais são os objetivos de compra do consumidor — que, lembre-se, não dirão respeito a ele próprio, mas à pessoa presenteada. Nesse quesito, um atendimento humanizado e atencioso fará toda a diferença.

Valorize as datas com menor apelo

Você sabia que, no Brasil, 14 de março é o Dia Nacional dos Animais? Esse é um exemplo de data comemorativa com menor motivação comercial, mas que pode muito bem ser aproveitada para trazer um diferencial para o Shopping e, é claro, criar mais uma oportunidade de aumentar as vendas.Especialmente se o Shopping for pet friendly, a data é excelente para incentivar o público a comprar mimos para os bichinhos, aproveitar os serviços de uma pet shop ou mesmo marcar o estabelecimento como um lugar agradável para passear com os animais.E todo mundo tem amigos queridos ou um professor que admira, não é? O Dia do Amigo e o Dia dos Professores são outras duas datas interessantes, que vêm sendo bastante celebradas nas redes sociais, mas que, comercialmente, ainda não são tão fortes. Aproveite-se dessas lacunas e crie novas possibilidades de negócio!

Elabore ações e promoções especiais

Além da decoração diferenciada e das campanhas realizadas pelo Shopping em conjunto com as lojas, é interessante investir também em ações e promoções especiais para engajar os consumidores.Sorteios relacionados à data — um jantar a dois, para o Dia dos Namorados, uma viagem, para o Dia das Mães, ou um carro, para o Natal — podem ser vinculados ao gasto de determinado valor no Shopping. Assim, o público é incentivado a concentrar suas compras nas lojas do estabelecimento.Outra boa opção é aproveitar o apelo das redes sociais para desenvolver promoções que incentivem o compartilhamento de conteúdo e o uso de hashtags próprias, por exemplo. Com isso, as suas ações poderão alcançar um público ainda mais amplo.Para as vendas em si, estude a possibilidade de oferecer parcelamento estendido ou cupons de desconto. Além de estimular a compra durante o período comemorativo, essa estratégia também pode fidelizar o cliente.E então, gostou de entender como funciona e como aproveitar o calendário promocional? Quer mais dicas para aumentar as vendas do Shopping Center? Assine nossa newsletter e receba todos os novos conteúdos por e-mail!

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